CONHECENDO A PESSOA, A MISSÃO E A ESPIRITUALIDADE DE SÃO JOSÉ, por Padre José Antônio Bertolin, Oblato de São José.
14º dia – São José, um santo amado pelos santos, pelos papas e pelo povo de Deus
São José se distinguiu pela fiel execução da vontade de Deus e pelo cumprimento do dever de cada dia, e por isso é um santo muito amado e exemplo para todos os cristãos
Buscando o crescimento: Por ter um protagonismo sem paralelo na história da salvação, São José é um santo amado por todo o Povo de Deus; ciente disso me empenharei em honrá-lo como o santo da minha predileção e meu grade intercessor junto a Deus
- O Papa Francisco soube colher bem a dimensão desta invocação quando em sua carta apostólica Patris corde denominou como uma das características de São José o fato de ele ser um pai amado. O Papa lembra que São José sempre foi amado pelo povo e dele recebeu numerosas considerações com surgimento de igrejas, santuários, institutos religiosos, confrarias, dedicados a ele e inspirados na sua espiritualidade. Muitos santos e santas no decorrer dos séculos, foram seus grandes devotos, viveram a sua espiritualidade e receberam inúmeras graças pela sua intercessão. A Igreja o honrou com muitas maneiras de devoções, particularmente com o mês de março, as quartas-feiras e colocando-o como protetor da Igreja e modelo para os trabalhadores.
- A mesma consideração por São José o Papa Francisco expressa lembrando o amor do povo de Deus por ele formado por simples fiéis, devotos, teólogos, santos e fundadores. Muito bem profetizou o grande devoto de São José Isidoro Isolani, um dos homens mais ilustres da Ordem Dominicana, com essas palavras: “O Espírito Santo não cessará de agir nos corações dos fieis até que a Igreja em todo mundo não honre com um movimento de veneração o divino José e funde mosteiros, edifique igrejas, eleve altares em seu nome, multiplique as suas festas e mais solenemente as celebre… Grandes homens estudarão os dons interiores de Deus escondidos em São José e encontrarão tesouros de inestimáveis valores… Nós somos levados a acreditar que Deus quer no fim dos tempos que se honre São José na Igreja militante com as honras mais esplêndidas e o torne objeto da mais profunda veneração… Um dia se verá que a festa do pai adotivo de Jesus Cristo, do esposo da Rainha do mundo, será festa principal e solene”.
- Rezemos: Ó glorioso São José, esposo virginal da Mãe de Deus, eu vos peço que concedais a todas as mães as graças necessárias para seguirem o exemplo que Maria nos deixou. Assim como Deus deu às mães as graças de trazerem seus filhos ao mundo, concedais também que com a vossa ajuda, que elas possam ter a alegria de vê-los bem encaminhados na vida e a certeza de que com a vossa proteção sejam conduzidos a Deus.
- Leitura: Em sua carta apostólica Patris corde, o Papa Francisco afirma que “Todos podem encontrar em São José, o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida, um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação”. O Papa Francisco afirma ainda que São José é pai amado porque é um pai que foi sempre amado pelo povo cristão como prova o fato de lhe terem sido dedicadas numerosas igrejas por todo o mundo; surgidos muitos institutos religiosos, confrarias e grupos eclesiais que se inspiraram na sua espiritualidade e adotaram o seu nome e de, há séculos, se realizam em sua honra várias representações sacras. “Muitos santos e santas foram seus devotos apaixonados, dentre os quais, Teresa de Ávila que o adotou como advogado e intercessor, recomendando-se instantemente a ele e recebendo todas as graças que lhe pedia. Animada pela própria experiência, esta santa persuadia os outros a serem igualmente devotos dele”.