CONHECENDO A PESSOA, A MISSÃO E A ESPIRITUALIDADE DE SÃO JOSÉ, por Padre José Antônio Bertolin, Oblato de São José.
4º dia – São José, o pai amado
São José sempre foi amado pelo povo e dele recebeu considerações com igrejas, santuários, institutos religiosos, confrarias, etc., dedicados e inspirados na sua Espiritualidade.
Buscando o crescimento espiritual: SendoSão José o pai amado pela Igreja, também eu terei um grande amor por que se expressará no empenho de amá-lo, conhecê-lo, imitar suas virtudes e recorrer à sua intercessão
- Com a nossa caminhada de consagração a São José vamos compreender o seu perfil como colaborador de Deus na ordem da nossa redenção nas múltiplas facetas de sua paternidade, e dentre elas, de que ele é um pai amado. O Papa Francisco escreveu em sua carta apostólica Patris corde do ano 2020, que “Todos podem encontrar em São José, o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida, um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação”. Portanto, José espelha a vida particularmente daqueles que não estão nos círculos de glória e poder. Ao definir o perfil do santo Patriarca nesta sua carta apostólica, Francisco apresenta sete títulos em relação ao exercício de sua paternidade que iluminaram a vida desse santo e que se tornam referenciais para todos os cristãos.
- Numa destas características José é apresentado como pai amado. Ele é um pai amado em primeiro lugar por Deus, pois como ensina São Bernardo: “Deus encontrou José segundo o seu coração e lhe confiou com plena segurança o mais misterioso e sagrado segredo do seu coração. A ele revelou a obscuridade e os segredos de sua sabedoria, dando-lhe a conhecer o mistério desconhecido por todos os príncipes desse mundo”. Amado por Deus porque Deus confiou-lhe o seu Filho para que, por meio do exercício de sua paternidade, pudesse ser a única criatura dessa terra, com exceção de Maria, que devotasse a Ele toda a afetuosa solicitude de seu coração de pai.
- São José é um pai amado pela Igreja, e, portanto, amado pelos fiéis, e a prova disso é o fato de lhe terem sido dedicadas ao longo dos séculos numerosas igrejas por todo o mundo; surgidos muitos institutos religiosos, confrarias e grupos eclesiais que se inspiraram na sua espiritualidade e adotaram o seu nome, e de há séculos, se realizam em sua honra várias representações sacras. Muitos santos e santas foram seus devotos apaixonados, além de ele ter exercido uma profunda influência na devoção popular, na pregação, na interpretação dos Padres e escritores eclesiásticos, ou ainda nas expressões artísticas e na liturgia. Portanto, se São José é tão amado, não podemos deixar de levá-lo em consideração em nossos corações e, portanto, buscar nele as inspirações para vivermos a nossa vida de autenticidade cristã.
- Rezemos: São José, pai amado por Deus e pela Igreja de Jesus Cristo, venho pedir a vossa ajuda em minhas necessidades espirituais e materiais e ajudai-me a ser santo e a compreender a vontade de Deus em minha vida como vós compreendestes, guardai-me e levai-me junto de Jesus Cristo e de vossa amantíssima esposa.