CONHECENDO A PESSOA, A MISSÃO E A ESPIRITUALIDADE DE SÃO JOSÉ, por Padre José Antônio Bertolin, Oblato de São José.
31º dia – São José, auxílio nas dificuldades
Todos podem encontrar em São José um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade (Papa Francisco)
Buscando o crescimento espiritual: São José é um intercessor, um amparo e guia nos momentos de dificuldade, porque deixou-se iluminar pelas indicações da Palavra de Deus; assim serei eu também, um amparo e guia para as pessoas que se apresentarem a mim com dificuldades
- São José viveu momentos de dificuldades em sua vida no decorrer do exercício do seu ministério, basta lembramos que quando ele era noivo de Maria, comprometido em casamento com ela, apareceu-lhe a primeira dificuldade quando Maria lhe apareceu grávida por obra do Espírito Santo. Diante disso ele permaneceu em silêncio e procurava buscar a saída de deixá-la em segredo. Podemos imaginar o seu sofrimento, mas na obediência à vontade de Deus ele a acolheu em sua casa. Logo depois o vemos, em obediência às ordens do imperador romano, rumar com sua esposa grávida para o alistamento em Belém percorrendo uma viagem difícil em meio a tantas dificuldades as quais se intensificaram por ocasião do nascimento do menino em Belém numa gruta por não encontrar um lugar numa pensão para sua esposa dar à luz ao filho. Apenas nascido o menino teve que fugir para o Egito, pois Herodes queria matar a criança, e novamente os desafios com as dificuldades em rumar para o país estrangeiro, com a insegurança da perseguição do rei. A sua dificuldade não era somente a viagem até o Egito, mas também de viver como migrante e estrangeiro numa terra pagã. A sua fé em Deus foi a luz que o iluminou, e assim como Abraão, homem de muita fé, também José passou pelas tribulações e dificuldades em obediência.
- O mesmo aconteceu quando recebeu ordens de Deus para novamente empreender viagem de volta para seu país e, consequentemente teve que se deparar com as dificuldades de optar por um lugar seguro, longe da maldade de Arquelau, e assim escolheu viver em Nazaré, recomeçando a sua vida de carpinteiro para manter a sua família. O exemplo de sua fé e de sua coragem criativa, como afirmou o Papa Francisco, faz com que José seja para todos os que se deparam com dificuldades em sua vida, um auxilio nas dificuldades. Por isso o mesmo Papa no prólogo de sua carta apostólica Patris corde ensina: “Todos podem encontrar em São José, o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida, um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”.
- Rezemos: São José, ensinai-me a ter a fé, a confiança e o espírito resoluto que tivestes diante das provações. Ensina-me a vossa justiça e vossa capacidade para a prática do bem. Ensinai-me a colocar em prática no dia a dia, o amor e a entrega desinteressada. Impulsionai-me a ter a um coração aberto para reconhecer em minha vida os caminhos de Deus escutando e praticando a sua Palavra. Amém.