Ele veio habitar entre nós!
CONHECENDO A PESSOA, A MISSÃO E A ESPIRITUALIDADE DE SÃO JOSÉ, roteiro preparado pelo Padre José Antônio Bertolin, Oblato de São José, para a preparação para a Solenidade de São José
Introdução
O Papa Bento XVI nos deixou uma bonita prova de manifestação de sua confiança em São José que nos inspira a confiar no guarda do Redentor como ele confiou com estas palavras: “Se o desânimo o dominar, pense na fé de José. Se a inquietação o dominar, pense na esperança de José; se a tristeza se apodera de você, pense no amor de José, que foi o primeiro homem a pôr os olhos no rosto humano de Deus”. Na verdade, tamanha expressão de confiança neste santo é devido ao fato que ele teve o privilégio de ser o pai, o educador, o defensor, o encarregado por Deus para coordenar o nascimento do Salvador da humanidade e aquele que recebeu a sublime missão de prover a inserção “ordenada” do Filho de Deus no mundo, mantendo o respeito pelas disposições divinas e pelas leis humanas.
José foi quem cooperou no grande mistério da redenção, quando chegou a plenitude dos tempos, se responsabilizando como pai do Messias enviado de Deus para nos trazer a salvação e a filiação divina, e assim ele é verdadeiramente o “ministro da salvação”. Esta figura fascinante e indispensável para Deus realizar o plano da vinda de seu Filho ao mundo, tornar-se-á o nosso modelo e o nosso estímulo no decorrer destes 33 dias de consagração a ele.
Temos muito para nos enriquecer e crescer com os seus exemplos, mesmo por que o seu comportamento como escolhido ser o “coordenador do nascimento de Jesus” foi movido pela total e fiel escuta da Palavra de Deus e por uma estupenda docilidade e prontidão excepcional de obediência e de execução da vontade divina. A sua função delegada por Deus dentro do plano da salvação foi a de assegurar a proteção paterna a Jesus com todas as exigências da paternidade e de ser o esposo fiel da Virgem Maria, e ser assim colocado o mais próximo possível de Cristo juntamente com sua esposa Maria.
São José foi um privilegiado no convívio com o Filho de Deus; de fato, “Aquele que tanto profetas desejavam ver, José não só viu, mas com ele conviveu e com paterno afeto abraçou e beijou, e além disso nutriu cuidadosamente aquele que o povo fiel comeria como pão descido dos céus para conseguir a vida eterna”, assim afirmou Pio IX. Ele, fiel vocacionado, viveu uma profunda união com Deus, tendo-o em sua casa e por isso se apresenta tão próximo de nós. Não nos resta dúvida de que ele tem muito para nos ensinar no caminho da santidade que ele percorreu.
Serviremos como apoio de preparação para essa consagração a São José das invocações de sua Ladainha; estas serão como tema de cada dia, pois elas possuem indicativos concretos de sua pessoa e de sua missão vivida que nos ajudarão crescer no seu amor e na caminhada espiritual. As reflexões apresentadas baseadas nos evangelhos, no magistério da Igreja, nas reflexões dos teólogos e na espiritualidade vivida por santos e santas seus devotos, servirão como entendimento das suas virtudes que se apresentam como a vivência de um mestre de espiritualidade, assim como ele foi o mestre de Jesus que com os seus exemplos e ensinamentos influenciaram no crescimento da pessoa de Jesus Cristo na casa de Nazaré.
A respeito da consagração a São José é muito importante que levemos em consideração o ensinamento de Santa Teresa d´Ávila a qual dizia que desejava exortar a todos a honrar São José com particular devoção, pois ela tinha percebido que quem o honrava de maneira especial progredia nas virtudes, pois ele é um protetor celeste que favorece de modo extraordinário o avanço espiritual a que a ele se entrega. Portanto, São José é um poderoso intercessor para todos os que se refugiam em seus braços e os ajuda a crescer nas virtudes que tão nitidamente brilharam em sua vida na convivência com Maria e Jesus. Na verdade, a consagração a São José nos apontará para Jesus, pois toda a vida do guarda do Redentor teve todo o sentido voltada para os interesses de Jesus.
Pe. José Antônio Bertolin, OSJ
Março de 2025