1868 — O Beato João José Lataste, O.P. escreve uma carta ao Beato Papa Pio IX, pedindo-lhe que declare São José o “Padroeiro da Igreja Universal”.
1870 — O Beato Papa Pio IX escreve o decreto QUEMADMODUM DEUS e declara São José o “Padroeiro da Igreja Universal”
1871 — O Papa Pio IX escreve a carta apostólica INCLYTUM PATRIARCHAM.
- Carta Apostólica de S.S. o Papa Pio IX. Concedendo as prerrogativas litúrgicas dos Patriarcas às festas de São José. Para Perpétua Memória.
1871 — Fundação dos Josefinos, pelo Cardeal Herbert A. Vaughan.
1873 — Fundação da Congregação de São José, por São Leonardo Murialdo.
1878 — Fundação da Congregação dos Oblatos de São José, por São José Marello.
1879 — Aparições em Knock, Irlanda. São José aparece com a Santíssima Virgem Maria, São João Apóstolo e Jesus (aparecendo como o Cordeiro de Deus).
1889 — O Papa Leão XIII escreve Quamquam Pluries, uma encíclica sobre São José.
- Carta Encíclica de Sua Santidade o Papa Leão XIII. Aos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos e outros Ordinários locais que estão em paz e comunhão com a Sé Apostólica, sobre a necessidade de se recorrer ao Patrocínio de São José, junto ao da Virgem Mãe de Deus, nas dificuldades dos tempos atuais.
1895 — A Beata Petra de São José inicia a construção de um santuário para São José em Barcelona, Espanha. É consagrada em 1901. Na sua beatificação em 1994, São João Paulo II chama a Beata Petra de “a apóstola de São José do século XIX”.
1904 — Santo André Bessette constrói um oratório dedicado a São José em Montreal, Canadá, que é ampliado, dedicado como basílica menor e finalmente concluído em 1967. Hoje, o santuário é conhecido como Oratório de São José, sendo reconhecido como um centro internacional de devoção a São José.
1908 — São Luís Guanella inicia a construção de uma igreja dedicada a São José em Roma. A igreja é concluída e consagrada como basílica em 1912.
1909 — O Papa São Pio X aprova oficialmente a Ladainha de São José.
1914 — São Luís Guanella funda a Pia União de São José para a Salvação dos Agonizantes.
1917 — Aparições em Fátima, Portugal. Durante a última aparição, em 13 de outubro, São José aparece segurando o Menino Jesus e abençoando o mundo.
1921 — O Papa Bento XV insere nas Laudes Divinae a frase “Bendito seja São José, seu castíssimo esposo”.
1947 — Os Carmelitas Descalços espanhóis lançam Estudios Josefinos, a primeira revista teológica dedicada a São José.
1920 — O do Papa Bento XV escreveu a carta encíclica BONUM SANE.
- BOM E SALUTAR. Carta Encíclica de S.S. do Papa Bento XV (Motu Proprio) no Cinquentenário da Proclamação de São José como Patrono da Igreja Universal.
- “Foi uma coisa boa e salutar ao povo cristão que o nosso antecessor de imortal memória, Pio IX, tenha conferido ao castíssimo esposo da Virgem Maria e guarda do Verbo Encarnado, São José, o título de Patrono Universal da Igreja; e uma vez que este feliz acontecimento completará 50 anos em dezembro próximo, julgamos bastante útil e oportuno que ele seja dignamente celebrado em todo o mundo católico“. (Papa Bento XV)
- Nesta encíclica o Papa Bento XV refere-se a São José como santíssimo Patriarca.
Década de 1950 — As supostas aparições de Nossa Senhora da América à Irmã Mary Ephrem enfatizam uma renovada devoção a São José, e o próprio São José fala à vidente sobre essa devoção.
1955 — O Venerável Papa Pio XII institui a Festa de São José Operário, a ser celebrada em 1º de maio.
1961 — O Papa João XXIII escreve a carta apostólica LE VOCE CHE DA TUTTO.
- A VOZ QUE DÁ TUDO. Carta Apostólica de S.S. o Papa João XXIII. Devoção a São José, Padroeiro do Concílio Vaticano II.
1962 — O Papa São João XXIII insere o nome de São José no Cânon da Missa (Oração Eucarística I).
1989 — São João Paulo II escreve a Redemptoris Custos, exortação apostólica sobre São José.
- O GUARDA DO REDENTOR. Exortação Apostólica do Sumo Pontífice João Paulo II. Sobre a Figura e Missão de São José na Vida de Cristo e da Igreja. Aos Bispos, aos Sacerdotes e Diáconos, aos Religiosos e Religiosas e a todos os fiéis da Igreja Católica.
2013 — O Papa Francisco, cumprindo as intenções do Papa Emérito Bento XVI, insere o nome de São José em todas as Orações Eucarísticas. Ele também consagra o Estado da Cidade do Vaticano a São José.
2020 — O Papa Francisco decreta um Ano de São José para a Igreja Católica (8 de dezembro de 2020 – 8 de dezembro de 2021), escreve Patris Corde, carta apostólica sobre São José.
- CARTA APOSTÓLICA PATRIS CORDE DO PAPA FRANCISCO POR OCASIÃO DO 150º ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO DE SÃO JOSÉ COMO PADROEIRO UNIVERSAL DA IGREJA
Nota: se desejar incluir nesta cronologia outros fatos relevantes sobre São José na história da Igreja, entre em contato conosco: josedenazare@gmail.com (e-mail da Associação São José Guarda do Redentor)