São José nos ensina a valorizar as coisas simples da vida. (baseado nos ensinamentos do Papa Bento XVI – Domingo 14)

Série: 54 Domingos em honra de São José

Domingo 14

São José nos ensina a valorizar as coisas simples da vida

(baseado nos ensinamentos do Papa Bento XVI)

Deixe São José conduzir você e quem você ama até o Céu!

Esta motivação, devido à importância do assunto – a salvação eterna – pode nos levar a pensarmos que precisamos fazer grandes heroísmos para conquistar a vida eterna. É verdade que precisamos nos esforçar mas o maior de todos os esforços talvez seja o do empenho para fazer a Vontade de Deus no dia a dia, nas coisas aparentemente simples. E nisso São José pode nos ajudar muito.

O Papa Bento XVI nos ensina que “o exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou”. E nos relembra a importância de “apreciar a beleza de uma vida simples e laboriosa, cultivando com solicitude o relacionamento conjugal e cumprindo com entusiasmo a grande e difícil missão educativa”. Vejamos:

A figura deste grande Santo, mesmo sendo bastante escondida, reveste na história da salvação uma importância fundamental.

O exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou. Penso antes de tudo, nos pais e nas mães de família, e rezo para que saibam sempre apreciar a beleza de uma vida simples e laboriosa, cultivando com solicitude o relacionamento conjugal e cumprindo com entusiasmo a grande e difícil missão educativa.

Aos sacerdotes, que exercem a paternidade em relação às comunidades eclesiais, São José obtenha que amem a Igreja com afeto e dedicação total, e ampare as pessoas consagradas na sua jubilosa e fiel observância dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência.

Proteja os trabalhadores de todo o mundo, para que contribuam com as suas várias profissões para o progresso de toda a humanidade, e ajude cada cristão a realizar com confiança e com amor a vontade de Deus, cooperando assim para o cumprimento da obra da salvação. (Papa Bento XVI)

São José Marello também nos ensina o valor das atividades simples do dia a dia e que, aos olhos do mundo não têm grande valor, mas que são muito valorizadas por Deus se realizadas com as devidas disposições interiores:

“Tomemos por exemplo o glorioso São José: ele também tinha que dedicar-se a ocupações externas para alimentar à Sagrada Família, e portanto, podia rezar pouco, e aos olhos do mundo não desempenhava nenhum papel: mas, quanto valor tinham para o Senhor as belíssimas jornadas de São José!” (São José Marello)

Deixe São José conduzir você e quem você ama até o Céu!

Aprendamos com São José a valorizar e santificar as “pequenas coisas” da vida.

Deixe um comentário