Série: São José e a Palavra de Deus

Tema do dia: Indica-nos São José o caminho e ajuda-nos a tomar as melhores decisões
São José Marello ensinou-nos que em todos os momentos devemos invocar São José, com confiança, e pedir que ele caminhe conosco, guiando-nos, protegendo-nos e ajudando-nos a tomar as decisões certas. Vejamos:
- Tu, ó José, indica-nos o caminho, sustenta-nos a cada passo, conduze-nos para onde a Divina Providência quer que cheguemos.
- Quer seja comprido ou curto, quer seja bom ou mau o caminho, quer se enxergue ou não a meta com a vista humana, depressa ou devagar, contigo, ó José, estamos certos de que caminharemos sempre bem.
Também São José precisou um dia da ajuda do alto, que vem de Deus, para entender o que estava acontecendo com sua Esposa Maria e tomar a decisão mais adequada e conforme a vontade de Deus. Ouçamos a Palavra de Deus: Mateus 1, 19-20
- José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, resolveu repudiá-la em segredo. Enquanto assim decidia, eis que o Anjo do Senhor manifestou-se a ele em sonho, dizendo: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua mulher; pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo”.
Reflexão.
- José está perplexo diante do mistério da Encarnação do Verbo que ele ainda não conhecia, e por não entender o que estava ocorrendo com Maria, mas amando-a e por jamais duvidar de sua santidade, decide deixá-la em segredo.
- José pensava em deixar Maria secretamente para evitar que ela fosse morta, que era o que determinava a lei naquele tempo para mulheres que tivessem filhos que não fosse de seu marido.
- O Anjo do Senhor, entretanto, manifesta-se a São José e indica-lhe um caminho, uma opção muito melhor: convida José a participar do plano de salvação que Deus está realizando em Maria e a permanecer junto de Maria.