
No caminho rumo ao Jubileu de 2025, o Papa Francisco quis que este ano de 2024 fosse dedicado à oração, convidando toda a Igreja a um tempo de grande compromisso, em preparação para a abertura da Porta Santa.
A Santa Igreja Católica nos enviou um documento formativo chamado Ensina-nos a rezar. Viver o Ano da Oração em preparação para o Jubileu 2025, e nas próximas semanas meditaremos alguns de seus conteúdos tendo em mente como a Sagrada Família de Nazaré viviam estes ensinamentos.
Tema do dia: A família, Escola de Oração
- Inúmeras vezes o magistério reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos recebidos em criança são os ensinamentos decisivos que permanecem firmes na vida quotidiana, mesmo quando se cresce.
- A família, dentro da qual a criança aprende a dar seus primeiros passos e a dizer as primeiras palavras, como “mãe” ou “pai”, “obrigado” e “por favor”, é também o lugar onde se ensina a rezar e a dizer “obrigado” ao Senhor.
- À medida que a criança cresce, aprende a aprofundar a sua oração seguindo o exemplo de seus pais, aprendendo a confiar-se ao Senhor mesmo nos momentos mais difíceis, certo do seu apoio.
- Na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, o Papa Francisco reitera que «os momentos de oração em família e as expressões da piedade popular podem ter mais força evangelizadora do que todas as catequeses e todos os discursos» (Ex. Ap. Amoris Laetitia [AL], 19 de março de 2016, n. 288), concluindo que «só a partir desta experiência é que a pastoral familiar poderá conseguir que as famílias sejam simultaneamente igrejas domésticas e fermento evangelizador na sociedade» (AL, n. 290).
Fonte: Documento: Ensina-nos a rezar. Viver o Ano da Oração em preparação para o Jubilaeu 2025. Item 4.1. A família como Escola de Oração.
- Para acessar o documento a partir do site do Vaticano, clique neste link: https://www.iubilaeum2025.va/content/dam/iubilaeum2025/foto-sezioni/2024-anno-della-preghiera/insegnaci-a-pregare/pdf/nuovi/ENSINA-NOS-A-REZAR—Viver-o-Ano-da-Oracao.pdf
Frase orante do dia.
- São José, que juntamente com Maria fostes para o Menino Jesus um exemplo de que a oração é amoroso diálogo com o Senhor, rogai por nós.