
Ajudada por seus companheiros, ou mais frequentemente carregando consigo apenas uma cruz de madeira, ela percorreu a pé o norte da Argentina. Tendo ficado famosa com o apelido de “Mama Antula”, fundou uma casa de retiros em Buenos Aires, onde faleceu em 7 de março de 1799. Estima-se que os participantes dos retiros que organizou foram entre 70.000 e 80.000 unidades.
Papa Francisco, 11/02/2024. Liturgia de Canonização de Santa Maria Antônia de São José.
E hoje pensemos em Maria Antónia de São José, «Mama Antula». Foi uma peregrina do Espírito. Percorreu milhares de quilómetros a pé, através de desertos e de estradas perigosas, para levar Deus às pessoas. Hoje é para nós um modelo de fervor e de audácia apostólica. Quando os jesuítas foram expulsos, o Espírito acendeu nela uma chama missionária fundada sobre a confiança na Providência e sobre a perseverança. Invocou a intercessão de São José e, para não o cansar muito, também a de São Caetano de Thiene. Por este motivo, introduziu a devoção a este último, e a sua primeira imagem chegou a Buenos Aires no século XVIII. Graças à «Mama Antula» este santo, intercessor da Divina Providência, fez caminho entre as casas, os bairros, nos meios de transporte, nos locais de comércio, nas fábricas e nos corações, para oferecer uma vida digna através do trabalho, a justiça e o pão de cada dia na mesa dos pobres. Peçamos hoje a Maria Antónia, a Santa Maria Antónia de São José, que nos ajude muito. O Senhor nos abençoe a todos.
Informações revelantes sobre Santa Maria Antônia de São José.
Clique nos links para acessar as informações.
- Homilia da Missa de Canonização. Papa Francisco. 11/02/2024
- Mama Antula, a leiga consagrada da Argentina, será santa.
- O Papa Francisco autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a promulgar o decreto sobre o milagre atribuído à intercessão da argentina Maria Antônia de São José, que promovia os exercícios espirituais segundo o espírito inaciano, criando várias casas onde eles pudessem ser realizados. A ela deve-se também a fundação da Santa Casa da Avenida Independência, em Buenos Aires. (Portal VaticandNews)
- Quem é Mama Antula, canonizada pelo Papa Francisco como primeira santa argentina
- Nascida em 1730, em Santiago del Estero, na Argentina, a vida de María Antonia de Paz y Figueroa foi marcada desde cedo pela vocação religiosa. Com apenas 15 anos, fez os votos na Companhia de Jesus, onde iniciou uma vida com outras mulheres, conhecidas como bem-aventuradas. Lá se dedicou à educação das crianças, ao cuidado dos doentes e à assistência aos mais pobres e vulneráveis.
- Fonte: CNN Brasil