1. Editorial: o testemunho dos santos
2. Tema: Aprendamos com São José a praticar as pequenas virtudes.
3. Comentado por: Cláudio e Luzia Silva
Transmissão programada para 03/05/2023
4. Texto base para o aprodundamento sobre o assunto
São José Marello nos ensina o valor das atividades simples do dia a dia e que, aos olhos do mundo não têm grande valor, mas que são muito valorizadas por Deus se realizadas com as devidas disposições interiores. Vejamos alguns de seus ensinamentos sobre isso:
O grão de mostarda é considerado a menor das sementes semeadas na horta, e no entanto, ela se desenvolve a ponto de se tornar uma grande e bela árvore. Por esta razão ela representa bem as pequenas virtudes, as quais podem produzir uma grande santidade. De fato, os grandes santos atingiram sua santidade não tanto por pela prática de virtudes extraordinárias, para as quais as ocasiões são muito raras, mas com os atos repetidos e incessantes das pequenas virtudes. (São José Marello)
Assim, São José não fez coisas extraordinárias; mas com a prática constante de virtudes ordinárias e comuns atingiu aquela santidade que o eleva muito além de todos os outros santos. Também Jesus não realizou sempre atos extraordinários e heroicos, como o afastamento da mãe e a morte de cruz. Mas quantos atos de virtude Ele fez e quanto mereceu! (São José Marello)
Tomemos por exemplo o glorioso São José: ele também tinha que dedicar-se a ocupações externas para alimentar à Sagrada Família, e portanto, podia rezar pouco, e aos olhos do mundo não desempenhava nenhum papel: mas, quanto valor tinham para o Senhor as belíssimas jornadas de São José! (São José Marello)